Projeto de Inovação Social
Um projeto destinado a idosos, partilhado com crianças, para recuperar tradições, costumes e jogos, nas freguesias de Caranguejeira, Santa Catarina da Serra, Santa fêmea e Matas.
Problema
“Gerações em 2 Pautas” procura desenvolver estratégias que desencadeiam a prevenção e o combate à doença mental, agravada pela pandemia COVID-19.
Exponenciada as complicações de saúde para todos, mas principalmente para idosos, no caso institucionalizados apresentam níveis de depressão e ansiedade mais elevados que os idosos que não se encontram sob essa condição.
A iniciativa pretende mitigar é o declínio mental, que condiciona definitivamente o estado de saúde dos idosos, que se encontram institucionalizados.
Este projeto será desenvolvido na Região Centro, especificamente na zona de Leiria/Fátima, envolvendo 5 freguesias.
O distanciamento e o sentimento de abandono são sentidos e vividos com amargura. Foram afastados de todos, mas principalmente dos seus “netos”. Este projeto pretende aproximar duas gerações. Permitir a aproximação e criar condições para que estas duas gerações se conheçam, e recuperar assim um novo sentido de viver, é o âmago desta IIES. Este projeto emerge na comunidade e destina-se ao segmento de população dos idosos, quer estejam institucionalizados, quer não, e aos seus “netos” que são as crianças dos 6 aos 10 anos.
Através da música, cantares, dançares e costumes tradicionais e envolve crianças dos 6 a 10 anos e idosos que estão, na sua maioria, institucionalizados, das freguesias limítrofes, e também aqueles que não estando institucionalizados pretendam participar, numa ação inclusiva e integrativa de todos.
Na base de partilhas e saberes dos idosos, como principais protagonistas, que numa figura maternal associamos a “avós” e a envolvência das crianças que para estes idosos serão os seus eventuais “netos”, como se de uma troca familiar se tratasse. As partilhas dos avós para os “netos” permitirá: a transmissão de conhecimentos práticos em diversas áreas (ex. costumes e tradições da agricultura, apicultura, floricultura, cestaria, …) assim como, os ensinamentos da “escola da vida” de cada um, que apesar de serem sobre as mesmas tradições, serão obviamente diferentes, porque resultam das suas vivências e experiências de vida de cada idoso.
Parcerias para o impacto
Investidores e parecerias do projeto